Pesquisadores da Symantec identificaram uma porcentagem alarmante de aplicativos que coletam e enviam informações pessoais valiosas para os desenvolvedores de apps. No começo do ano, a empresa deu início a testes de tecnologia beta para efetuar uma varredura em apps Android antes do download e identificar vulnerabilidades e riscos à privacidade com a ferramenta própria, Norton Mobile Insight. Nossa tecnologia descobriu que informações pessoalmente identificáveis (PII na sigla em inglês) como o número de telefone do aparelho, nomes de usuário, senhas, detalhes de calendário, informações de registro de ligações, até mesmo fotos e mensagens de texto são regularmente acessados por apps que podem não ter motivos para isso.
É impressionante observar que quase um terço dos aplicativos avaliados pelo Norton Mobile Insight vazam informações do SIM card, como detalhes da agenda de contatos, números PIN móveis e histórico de chamadas. Além disso, cerca de 13% (ou quase 2 milhões) dos apps Android analisados pelo Norton Mobile Insigh enviam o número de telefone do usuário para além do aparelho.
Pesquisas recentes da Symantec[i] indicam que a maioria dos clientes se preocupam com esse tipo de risco de segurança e privacidade dos aplicativos móveis. No entanto, as conclusões sugerem que os consumidores são seus piores inimigos quanto à privacidade móvel. A maioria dos consumidores, sem saber – as vezes intencionalmente – colocam informações pessoais em risco, comprometendo sua própria privacidade. Na verdade, o estudo mostrou que muitos dos que mais se preocupam com a privacidade móvel são os que menos tendem a tomar precauções para se proteger – tudo em troca de downloads gratuitos de aplicativos.
Os consumidores sabem mesmo o que estão baixando?
Para entender como os consumidores percebem os riscos à segurança e privacidade criados por aplicativos móveis, pesquisamos mais de 6 mil pessoas em nove mercados ao redor do mundo (relatório da pesquisa disponível para download aqui). O que descobrimos sobre as percepções de consumidores comparadas aos dados do nosso Norton Mobile Inside foi:
- Nossa pesquisa global com consumidores indica que as atividades com aplicativos mais divertidas incluem jogos (55%), ouvir música (50%) e assistir vídeos (41%). As conclusões do Norton Mobile Insight indicam que apps “gratuitos” que os consumidores baixam para entretenimento representam os maiores riscos, incluindo a maior incidência e gravidade de violações de privacidade.
- Setenta por cento dos entrevistados relataram maior preocupação com a proteção de informações financeiras e senhas/nomes de usuário. O Norton Mobile Insight mostra que estas são algumas das classes de dados mais protegidas em smartphones. Por outro lado, mais de um terço dos entrevistados do mundo entregariam prontamente seus detalhes de localização em troca de um aplicativo grátis.
- Dois de cada cinco entrevistados não se preocupam nem um pouco com o risco de pegar um vírus em seu smartphone. Um em cada quatro admite que não sabe exatamente com o que concorda ao baixar um aplicativo. Na realidade, os riscos à segurança móvel estão crescendo rapidamente. Famílias conhecidas de malware móvel aumentaram 69% e amostras conhecidas de malware móvel quadruplicaram entre 2012 e 2013.
- A maioria dos entrevistados se preocupa com o risco de pegar um vírus no smartphone; porém, os usuários preocupados são também os mais dispostos a permitir que apps usem a bateria, controlem o uso de dados e acessem contatos, informações de atividades físicas e fotos – muito mais do que os usuários que não se preocupam com o risco de vírus.
- Ironicamente, aqueles que se preocupam com o risco de pegar um vírus no smartphone pensam que entendem as permissões dos aplicativos mas, na realidade, estas pessoas são quase tão desinformadas quanto as que não se preocupam.
(Observação: Gráfico inclui apenas comparações norte-americanas)
Quando baixa um aplicativo, com quais dos itens abaixo você está concordando… (% Total)
(vermelho) preocupados com vírus (azul) não preocupados com vírus
Fornecer sua localização Permitir publicidade na barra de notificações Acesso a suas informações pessoais e fotos Uso ilimitado da bateria Permitir acesso à câmera e ao microfone do meu smartphone Uso ilimitado do plano de dados Modificar seus marcadores no navegador Não estou ciente de nenhuma das opções
No centro da questão, consumidores não leem acordos de licença para usuário final (EULA) ou não necessariamente entendem com o que estão concordando antes de baixar aplicativos. Muitos usuários não entendem como podem comprometer a própria privacidade ao aceitar as permissões de apps. De acordo com nossa pesquisa global:
- Um em cada quatro entrevistados não sabe que os aplicativos podem modificar os favoritos no navegador, acessar a câmera e o microfone do aparelho, ou enviar fotos para o desenvolvedor do aplicativo. Quase metade dos entrevistados em todas as regiões não sabe que os aplicativos podem enviar detalhes de sua localização física.
- Mais de dois terços dos entrevistados não notam que os aplicativos instalam publicidade na barra de notificações, enquanto 20% dos aplicativos analisados pelo Norton Mobile Insight colocam este tipo de publicidade em aparelhos móveis.
- Os entrevistados mais velhos (55 anos ou mais) parecem mais conscientes como o grupo com maior probabilidade de admitir que não sabe como um aplicativo pode impactar seu smartphone.
- A geração Millennial (entre 18 e 34 anos) tem maior probabilidade de afirmar que sabe quais informações está concordando em fornecer, mas obtém pontuação igualmente baixa em conhecimento real.
Comportamento Móvel Seguro
Hoje estamos dando um passo para capacitar e proteger os consumidores, incluindo novas capacidades de privacidade móvel no Norton Mobile Security e Norton Security. O Norton agora analisa e identifica aplicativos problemáticos para Android antes que o download seja feito – algo pioneiro no setor de soluções móveis de segurança.
Além da análise proativa de aplicativos, Norton Mobile Security e Norton Security automaticamente protegem os usuários móveis, bloqueando sites fraudulentos (phishing), bloqueando remotamente um smartphone perdido ou roubado, localizando um aparelho perdido, e capacitando aparelhos perdidos a tirar fotos e exibir mensagens customizáveis.
No atual mundo conectado, aparelhos móveis são mais do que mini computadores em nosso bolso – são armazéns digitais que guardam nossos momentos e informações mais pessoais, como fotos e vídeos, conversas com parentes a amigos, informações de saúde e atividade física, dados financeiros e muito mais.
Uma série de práticas seguras para proteger-se contra as ameaças móveis atuais também pode ser vista aqui. Você pode baixar um infográfico que destaca as principais conclusões de nossa pesquisa com consumidores de aplicativos móveis aqui.
[i] Norton Mobile Insight é uma ferramenta proprietária de inteligência que investiga mais de 200 lojas de aplicativos ao redor do mundo para determinar e fornecer uma análise dinâmica do comportamento de apps.